Lesões musculares: o que são, sintomas e tratamento

As lesões musculares se encontram entre as mais frequentes da Traumatologia Esportiva, representando cerca de 10 a 55% de todas as lesões no esporte. São vários os motivos para o seu surgimento, como: longos períodos de afastamento do esporte, lesões anteriores, perda do rendimento esportivo e ainda o mau preparo para a prática de exercícios físicos.

Os fatores de risco que envolvem as lesões musculares são:

  • Fadiga muscular;
  • Pouca flexibilidade;
  • Deficiência de força;
  • Músculos biarticulares (que atuam em mais de um movimento de articulação — coxa e quadril ou coxa e joelho);
  • Tipos de fibras musculares.

Sintomas das lesões musculares

As lesões musculares são marcadas por dor súbita, de intensidade variável, algumas vezes acompanhadas de um estalido audível. Apesar disso, também podem ocorrer de forma insidiosa.
Normalmente, ocorrem durante um movimento de corrida, salto ou arremesso e ainda culminam com sua interrupção. Essa dor pode estender-se por todo o comprimento do músculo lesionado, piorando durante a contração ativa e o alongamento passivo.
A presença de equimose (mancha de sangue) ou hematoma mostra uma lesão de maior extensão e gravidade, pois retrata o sangramento tecidual.

Como é feito o diagnóstico das lesões musculares?

O diagnóstico das lesões musculares abrange história e exames clínicos adequados, feitos por um médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, podendo ser completados com métodos de diagnóstico por imagem.

Tratamento

O tratamento das lesões musculares abrange uma sequência. Primeiro, controlar a dor e o processo inflamatório, reduzindo o espasmo muscular. Depois, restaurar a função normal do músculo, minimizando o risco de relesões e preparar o paciente para o retorno às atividades nas condições ideais.

Alguns dos principais recursos utilizados para tratar a fase aguda são:

  •  Medicamentos: controle da dor, da inflamação e do espasmo do tecido muscular, mas devem ser utilizados por curtos períodos;
  • PRICE: método PRICE — proteção, repouso, gelo, compressão local e elevação do membro acometido.

Clínica IOT – Asa Norte

A Clínica IOT possui 21 anos de experiência, oferecendo serviços de Ortopedia e Traumatologia em diversas especialidades, exames e procedimentos. Localizada na Asa Norte, conta com uma estrutura de 700 metros quadrados e promove o máximo de comodidade aos seus pacientes e familiares. Agende sua consulta na Asa Norte.

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Leia também:

Acompanhe a Clínica IOT no Instagram:

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Clínica IOT

Ortopedia e Traumatologia na Asa Norte

Entre em contato com a Clínica IOT