Luxação: problema grave que precisa de atendimento emergencial

A luxação é um deslocamento — parcial ou completo — das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Contudo, apesar de os ossos saírem do lugar, eles não quebram ou racham. Ainda assim, a luxação é um problema grave que precisa de atendimento emergencial. Pois causa dores muito fortes, alterações no formato da articulação, inchaço e hematomas e impossibilita o movimento.
Praticamente qualquer articulação do corpo pode sofrer uma luxação. Mas o trauma é mais comum nos ombros, cotovelos, joelhos, punhos, tornozelos, quadril e dedos da mão. Na maioria das vezes, é causada por alguma forma de impacto. Entretanto, também pode ocorrer devido a fraturas, frouxidão ligamentar, contratura muscular brusca ou, ainda, fraqueza muscular.

Quais os perigos de não tratar uma luxação?

Se não for devidamente tratada, a luxação pode causar danos permanentes. Mesmo porque o inchaço e os hematomas podem esconder outros problemas, como fraturas, rompimentos de tendões e distensões musculares. Além disso, são comuns complicações vasculares, devido ao comprometimento da circulação sanguínea, e também danos aos órgãos internos e partes moles, devido ao deslocamento do osso.
Ademais, caso a primeira luxação não receba o tratamento adequado, ela pode não cicatrizar. Ou, ainda, cicatrizar de maneira inadequada. Assim, o problema pode se repetir várias vezes. E, quando há recidivas, para a correção definitiva, o paciente precisa passar por cirurgia ortopédica.

Como diagnosticar  e tratar uma luxação?

Para o diagnóstico da luxação, o ortopedista realiza o exame clínico e conta com o auxílio da radiografia. Principalmente, para visualizar o local e a direção da lesão. Só assim ele pode realizar a redução do trauma — tração e retração da articulação machucada, a fim de reposicionar os ossos — com segurança.
Logo após a redução, a articulação é imobilizada. Consequentemente, o paciente precisa realizar repouso. Também podem ser administrados anti-inflamatórios para ajudar a diminuir o inchaço. Posteriormente, é necessário realizar sessões de fisioterapia para que cada um dos componentes da articulação recupere suas funções.

Sobre o Instituto de Ortopedia e Traumatologia

Com mais de 20 anos de experiência, a Clínica IOT oferece serviços de ortopedia e traumatologia em diversas especialidades, exames e procedimentos. Além disso, o IOT está localizado na Asa Norte e conta com instalações amplas, aconchegantes e humanizadas. Tudo isso para promover excelência no desempenho de atendimento e o máximo de comodidade aos pacientes e seus familiares.