Viscossuplementação: conheça os benefícios do tratamento que melhora as dores no joelho

Uma das maiores queixas que chegam até os consultórios dos ortopedistas são as dores no joelho, que podem ser originadas por diversas causas, entre elas, a artrose, caracterizada pelo desgaste da cartilagem de proteção na extremidade dos ossos.

A viscossuplementação é um possível e eficiente tratamento para esse problema. Mas, você sabe o que é isso?

Viscossuplementação é o nome dado para o procedimento que restabelece os níveis de ácido hialurônico nas estruturas afetadas pela artrose ou outros processos inflamatórios.

Tratamento com viscossuplementação

É um tratamento indicado para qualquer articulação sinovial, ou seja, para aquelas articulações em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e revestidas pela membrana sinovial.

Essa membrana é a responsável pela produção do líquido sinovial, que tem o ácido hialurônico entre seus componentes e garante a lubrificação das articulações, permitindo movimentações suaves e sem dores.

Pacientes com artrose ou outros processos inflamatórios ainda produzem esse líquido, mas com o ácido hialurônico em menor quantidade. É exatamente nisso que a viscossuplementação vai auxiliar, restabelecendo a quantidade de ácido hialurônico nessas articulações.

Quais os benefícios?

Como o ácido hialurônico já é um componente produzido naturalmente pelo corpo, o procedimento de injetá-lo nas articulações é completamente aceito pelo organismo. Ao melhorar os níveis deste componente no líquido sinovial, é possível sentir os resultados em cerca de 15 dias. São eles:

– Melhoria da lubrificação da articulação;

– Diminuição da inflamação na região;

– Nutrição da cartilagem;

– Prevenção da piora da artrose ou de outros processos inflamatórios;
– Controle do desgaste atual da articulação e, consequentemente;

– Diminuição da dor.

Como é feito o procedimento?

A viscossuplementação não é definitiva. Uma vez que a produção natural do corpo é afetada, é necessário fazer aplicações em intervalos de seis meses a um ano para que as dores não retornem.

O procedimento é feito através de uma injeção de ácido hialurônico diretamente dentro da articulação. Se necessário, é realizada anteriormente a retirada do líquido articular inflamado para que haja um maior preenchimento do ácido injetado no espaço, garantindo uma maior lubrificação.

Viscossuplementação em Brasília

A Clínica IOT possui 21 anos de experiência, oferecendo serviços de Ortopedia e Traumatologia em diversas especialidades, exames e procedimentos. Localizada na Asa Norte, conta com uma estrutura de 700 metros quadrados e promove o máximo de comodidade aos seus pacientes e familiares. Agende sua consulta na Asa Norte.