Quando o osso sofre um impacto maior do que pode suportar, ele acaba quebrando. A fratura óssea também pode ser causada por doenças. Existem diversos tipos de fraturas e, em alguns casos, apenas exames específicos de imagem podem identificar o problema. Por isso, em caso de suspeita de fratura óssea é preciso procurar ajuda especializada imediatamente.
Quando suspeitar de uma fratura óssea
Quedas, acidentes automotivos ou quaisquer intercorrências que causem choques podem levar a uma fratura óssea. No caso de pessoas idosas, ou que possuem doenças como a osteoporose, até mesmo movimentos bruscos oferecem perigo.
Por isso, é preciso ficar atento a alguns sintomas comuns das fraturas:
- Dor intensa;
- Inchaço;
- Deformação;
- Formação de roxos;
- Sons de crepitação durante o movimento;
- Incapacidade de movimentação;
- Encurtamento do membro.
Fratura exposta
Quando o osso perfura a pele, a fratura é chamada de exposta e, geralmente, vem acompanhada de sangramento intenso. Qualquer tipo de fratura exige atendimento médico especializado de emergência. Mas as expostas oferecem ainda mais perigo à vida do paciente acometido.
Fratura em crianças
Os ossos das crianças são mais elásticos e porosos que os dos adultos, além disso, suas extremidades ainda possuem cartilagens de crescimento. Todas essas peculiaridades fazem da fratura óssea em crianças um cenário diferente dos demais. O tipo da lesão e o diagnóstico podem ser influenciados pela maneira como ela foi atingida ou caiu e as circunstâncias da dor.
Consequências são mais graves para os idosos
Os idosos são o grupo de pacientes com maior risco de fraturas ósseas ocasionadas por quedas, pois, com a idade, o equilíbrio pode ser alterado e levar à instabilidade da marcha. Ademais, pode haver diminuição de sentidos como visão e audição. Além de maior dificuldade de recuperação, a fratura em idosos pode causar perda de independência, declínio da saúde e, por consequência, levar à morte.
Primeiros socorros em caso de fratura óssea
Em casos de suspeita de fratura óssea, a primeira providência é imobilizar o membro fraturado. Para isso, é preciso respeitar a posição da fratura e jamais tentar recolocar os ossos no lugar sob o risco de piorar a lesão. Quando a fratura é exposta, recomenda-se limpar o ferimento com água corrente e cobrir com gaze ou material limpo. Em todos os casos, sem excessão, é preciso procurar assistência especializada com urgência.
Sobre o Instituto de Ortopedia e Traumatologia
Com mais de 20 anos de experiência, a Clínica IOT oferece serviços de ortopedia e traumatologia em diversas especialidades, exames e procedimentos. Além disso, o IOT está localizado na Asa Norte e conta com instalações amplas, aconchegantes e humanizadas. Tudo isso para promover excelência no desempenho de atendimento e o máximo de comodidade aos pacientes e seus familiares.