Bursite: conheça mais sobre a doença

A bursite é uma inflamação que ocorre na bursa, que são bolsas cheias de líquido que atuam como uma almofada. Essas bolsas são localizadas nas articulações e ajudam a evitar o atrito entre os músculos, tendões e ossos. Se a bursa for muito afetada, pode ocorrer o acúmulo de líquido desnecessário, o que pode prejudicar a qualidade de vida.

Por esse motivo é importante ficar atento ao que pode causar a bursite. Geralmente ela pode acontecer em articulações que fazem movimentos repetitivos de maneira frequente, mas também pode ser ocasionada por:

• Traumatismos;
  • Infecções;
  • Lesões por esforço;
  • Uso excessivo das articulações;
  • Artrite (inflamação das articulações);
  • Gota (depósito de cristais de ácido úrico nas articulações).

Locais em que a bursite pode se desenvolver

Por se tratar de uma inflamação nas articulações, existem locais mais comuns em que a bursite pode se desenvolver. São eles:

• Ombros: Esse é o local mais comum onde essa inflamação pode aparecer, podendo ser dividida em duas, a bursite aguda e a bursite crônica primária.
  • Cotovelos: Nos cotovelos, a bursite pode vir acompanhada de vermelhidão e inchaço. Pode aparecer por meio de traumas ou apoio prolongado da bursa.
  • Quadril: Pode ser desenvolvida por meio de doenças, fraqueza muscular ou exercício físico intenso. Nessa parte do corpo, a bursite geralmente vem acompanhada da tendinite.
  • Joelhos: Pode ser ocasionada por falta de alongamento, movimentos repetidos, quedas e golpes nos joelhos.

Sintomas e tratamentos da bursite

Por ser uma inflamação, o aparecimento da bursite pode vir acompanhado de sintomas como dor, inchaço (edema) e restrição de movimento. Além disso, podem aparecer também vermelhidão, rigidez do músculo e sensibilidade da área afetada.

Para descobrir se de fato o paciente está com bursite, o ortopedista poderá apalpar a área afetada para verificar o movimento e a escala de dor. Geralmente não são necessários exames, mas o médico pode sentir a necessidade de pedir um raio-x ou uma ressonância para confirmar o diagnóstico.

Por isso é importante que se procure o médico para que o tratamento seja feito de maneira correta. Jamais faça uso de medicação sem prescrição médica, pois alguns remédios podem ser prejudiciais.

Conheça a Clínica IOT – Asa Norte

A Clínica IOT possui 21 anos de experiência, oferecendo serviços de Ortopedia e Traumatologia em diversas especialidades, exames e procedimentos. Localizada na Asa Norte, conta com uma estrutura de 700 metros quadrados e promove o máximo de comodidade aos seus pacientes e familiares. Agende sua consulta na Asa Norte.